06 novembro, 2006

Aterro hidraúlico é o mais utilizado na Ilha

Em Florianópolis, na parte insular, existem dois tipos de aterros: hidráulico e mecânico. O aterro hidráulico usa a água para levar a areia do fundo do mar como um aspirador de pó, que utiliza o ar para levar a poeira. A draga é um aspirador de água, que suga água e areia junto, lama, peixes e siris. No final da draga existe uma grande tubulação, onde será colocado o aterro, chamado de linha de terra. Os aterros hidráulicos da Ilha são os da Baía Sul e Via Expressa Sul. O único aterro mecânico foi a da Avenida Beira Mar Norte.

Segundo o Secretário de Obras e engenheiro Aurélio Remor, o processo de dragagem, utilizado no aterro hidráulico, é o tipo de aterro mais correto ambientalmente e que provoca menos impacto. Aurélio afirma que o primeiro motivo é porque o processo de dragagem pega o material (banco de areia) que está dentro d’água e coloca dentro d’água no local do aterro. Segundo porque se fosse pegar esse material de uma montanha (aterro mecânico), de um morro, por exemplo, que está no mínimo há 10 mil anos fora d’água com características físicas, químicas e biológicas totalmente diferentes, o choque ambiental seria maior. E terceiro porque dependendo do tamanho da draga, seria necessário utilizar em média de 30 caminhões para carregar essa areia, provocando imensos engarrafamentos e um corredor de barulhos, de poluição e que poderia até provocar atropelamentos.

Aurélio explica que uma draga funciona 24h e no caso do aterro hidráulico, não faz barulho, tem apenas três motores, o que polui menos, utiliza menor quantidade de óleo diesel e emite menos gases do que os 30 caminhões para se fazer um aterro mecânico, por exemplo.

No caso do aterro da Beira Mar Continental, que está em processo de construção, são utilizados mais de mil metros de tubos. A areia tem movimentos difusos e é lançada em várias camadas, como se fosse um bolo. O recheio técnico utilizado no aterro é uma tela de galinheiro de última geração, feita para dar mais força e deixa-la mais segura, evitando assim que a terra ceda e cause os buracos na bancada de areia.

Nenhum comentário: