06 novembro, 2006

Aterros da Ilha de Santa Catarina

Florianópolis possui hoje uma área de 433 quilômetros quadrados, sendo que cerca de 420 quilômetros pertencem à Ilha e os outros 12 quilômetros pertencem à parte continental da Capital, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desses 433 Km, nove quilômetros foram ganhos com aterros. Uma realidade criada pelo crescente aumento populacional ao longo dos anos. Atualmente, 396 mil habitantes vivem em Florianópolis, sendo que em 1940, por exemplo, o contexto era bem diferente, apenas 46 mil pessoas moravam aqui.

No início da década de 80, 187 mil moradores já estavam na cidade. Com o crescimento, o tráfego urbano passou a ter novas exigências. As autoridades municipais e estaduais dos anos 70 iniciaram o aterro da Baía Sul. A extensão de seis quilômetros quadrados serviu depois de escoamento para os aterros das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, que dão acesso ao Continente, e para a construção da Avenida Beira-mar Norte.

O aumento dessas áreas na Ilha de Santa Catarina trouxe diversas modificações sócio-econômicas, físicas e ambientais. Hoje, por exemplo, o centro foi afastado definitivamente do mar. Exemplos desses locais da antiga Desterro são onde ficam hoje o Mercado Público e o Hospital de Caridade.

Na Ilha existem três grandes aterros: Baía Sul (centro e prainha), Beira-mar Norte e Via Expressa Sul, o mais recente e concluído em 2004. Está em construção atualmente o aterro da Beira Mar Continental, localizado no bairro Estreito, com 2,2 quilômetros de extensão.

Nenhum comentário: