07 novembro, 2006

Aterro da Via Expressa Sul provocou acidente

João de Deus, biólogo e ambientalista, revela que no processo de aterro da Via Expressa Sul, houve um acidente no local onde as máquinas do aterro ficavam. Foi em 1996 na área das dunas da Praia do Sonho, em Palhoça/SC. O biólogo foi nomeado perito para acompanhar a recuperação ambiental da área afetada. João de Deus conta que numa maré cheia, ocorreu uma erosão do solo na descarga do navio de equipamentos pesados, e as máquinas – imensos tratores - caíram no lençol freático, que são acúmulos de água potável e ficam embaixo do solo.

O processo de aterro da Via Expressa Sul, com 4,6 quilomêtros de extensão, realizado entre 1996 e 2004, foi feito por uma empresa holandesa. A dragagem realizada utilizou uma série de equipamentos extremamente pesados. O navio com as máquinas não conseguiam entrar próximo a Ilha e paravam na ponta de Naufragados.

O acidente comprometeu seriamente o meio ambiente local. Em trechos da erosão, o buraco chegou a mais de 15 metros de profundidade. Todas as máquinas ainda estão embaixo, no fundo do mar até hoje. A empresa holandesa precisou fazer toda a dragagem para recompor a cobertura vegetal – restinga - das dunas da Praia do Sonho. “Esse tipo de acidente é um exemplo claro do risco que envolve uma obra desse porte como os aterros hidráulicos”, afirma João de Deus. O Ministério Público Estadual e a Fatma acompanharam todo o processo de recuperação da área afetada.

Desenvolvimento

Antes do aterro da Via Expressa Sul, o trânsito na Costeira, Avenida Jorge Lacerda, era diariamente congestionado. Para ir ao Centro, o morador do Sul da Ilha precisava enfrentar horas de trânsito e um percurso maior do que hoje é realizado na Via Expressa Sul. Segundo o secretário de obras, Aurélio Remor, o Sul da Ilha estava se desenvolvendo muito com as praias e o com aeroporto. Depois que o aeroporto se tornou internacional muitas pessoas perdiam vôos por causa dos congestionamentos na Costeira. “Eram filas intermináveis. Depois que o campo do Havaí foi para o Sul da Ilha piorou ainda mais o trânsito”, conta o secretário

Nenhum comentário: